O projeto

 

Esse site é parte do Projeto Complexo Sonoro. Trata-se da parte que conecta para comunicar, divulgar, mostrar…

A ideia do Projeto existe há muitos anos e já aconteceram em alguns momentos algumas partes. Mas, a partir do início de 2016 com este site e novo fôlego agora em 2017, o Projeto começou a ganhar forma, corpo.

O ponto principal, como o título indica, é o entendimento do fenômeno sonoro – e tudo que se relaciona com ele – como complexo. Assim, e sobretudo aqui no site, além de um agregador de informações sobre o fenômeno sonoro em suas mais diversas facetas, a ideia é fazer emergir, a partir da variedade, complementaridade ou diversidade dos aspectos, das perspectivas, a complexidade do som. Como eu gosto de dizer, o complexo sonoro é lugar para a emergência da complexidade do som.

Imagem da página de apresentação do Complexo Sonoro

Dessa forma, este site é composto por diversas mídias e vários modos de exposição de questões relacionadas ao som. Muitas vezes haverá um enfoque didático e na maioria das vezes a intenção não será de esgotar o assunto, mas de destacá-lo, abordá-lo, ainda que de maneira introdutória. Portanto, a pretensão fica mais ligada à relação entre os vários artigos/ mídias na composição de um todo emergente a partir deles do que no aprofundamento (realizado algumas vezes) de cada ponto em particular.

O projeto, assim como o site, é concebido e administrado por mim, Caio M. Nocko. Todos são convidados a enviar sugestões e aos poucos teremos vários e várias participantes ativos aqui. Tem muita novidade no balaio.

Aproveite, participe! 😀

OBS: Os espaços restritos do site, usados para materiais exclusivos e específicos, são abertos aos estudantes registrados das disciplinas que ministro na Unespar, campus Curitiba II.